Sessão Ordinária 10 / 05 / 2021

por David Williams Cruz dos Santos publicado 11/05/2021 12h30, última modificação 11/05/2021 12h32

Na sessão de ontem a Câmara Municipal de Baixo Guandu/ES, recebeu a Drª. Priscila Rabelo, com o movimento de Médicos pela Vida, um manifesto assinado por mais de 20 médicos de nossa Cidade e Região e que refletiu sobre a situação emergencial vivida pelas Vítimas da COVID-19, com a soma de ações entre população Guanduenses, gestores, profissionais das equipes de Saúde Municipal e Médicos.

Drª. Priscila Apresentou um levantamento realizado por 23 cientistas em uma das revistas de maior prestígio da Medicina, a The American Journal of Medicine, em que se afirma que não é uma droga única, mas um conjunto de medicamentos que tem sido eficaz em alguns casos para evitar novos internamentos e mortes. Segundo eles, essa escolha médica diminui o número de internações, reduz a sobrecarga do sistema hospitalar, previne complicações pós-infecção e reduz o número de óbitos.
Drª Priscila. “Destacou que a abordagem precoce não se trata apenas do uso de uma ou outra droga, mas da correta combinação de medicações como a HCQ, a IN, a BRX, a AZ, o ZC, a vitamina D, entre outras, além dos corticoides que têm um momento certo para sua utilização nas fases inflamatórias da doença, sempre observando-se a adequação das combinações ao estado e evolução de cada paciente, que será acompanhado extensivamente inclusive com a realização de exames conforme necessários, e a recomendação de intervenções não farmacológicas, como a fisioterapia”. “Definitivamente, não é uma promessa de ‘cura fácil’, posto que lidamos com uma doença nova e de difícil manejo quando se agrava”.
Destacou-se a importância da relação médico-paciente, quanto ao tratamento precoce, mencionando que ambas as partes devem estar de acordo com a terapêutica proposta. Os médicos citam ainda o artigo 32 do Código de Ética Médica, que considera “infração grave deixar de usar todos os meios disponíveis de promoção de saúde e de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente”.

Fotos da Sessão