SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

por adm — publicado 20/11/2018 11h05, última modificação 02/03/2023 08h16

Com a sanção da Lei 10.693/2003, o dia 20 de novembro tornou-se o Dia Nacional da Consciência Negra, data de memória e luta dos afrodescendentes contra a exclusão, o racismo, o preconceito e a desigualdade social decorrentes de quatro séculos de escravidão africana no Brasil. De acordo com o IBGE, 54% dos brasileiros autodeclaram-se negros ou pardos. Apenas 17% dessa parcela populacional, no entanto, encontra-se entre os mais ricos. Ainda de acordo com o órgão, 38,5% dos negros compõe 30% dos extratos mais pobres da sociedade. Isso em pleno século XXI, em 2014, data da pesquisa.

O Quilombo dos Palmares foi criado em 1597 na Serra da Barriga (AL) por cerca de 40 escravos que conseguiram fugir de engenhos de açúcar da região de Pernambuco. Trata-se da mais conhecida comunidade negra a viver fora do sistema escravista. Com o passar do tempo, sua população cresceu, o quilombo tornou-se praticamente uma cidade, e abrigou cerca de 30 mil foragidos, entre negros, índios e brancos. Com a chegada de mais e mais pessoas, formaram-se os mocambos, que eram como pequenas vilas. Um negro chamado Ganga Zumba foi o primeiro líder do Quilombo dos Palmares.

Com o passar do tempo, portugueses e holandeses tentaram dar fim ao quilombo, porém, sem êxito.

A Câmara Municipal de Baixo Guandu, no dia 22 de Novembro nesta quinta-feira, realizará uma Sessão Solene em homenagem ao dia da Consciência Negra, no Salão Nobre Monsenhor Alonso Leite, a partir das 18:00 horas.