A CÂMARA DE BAIXO GUANDU É AZUL!

por adm — publicado 05/11/2019 10h45, última modificação 22/11/2019 16h45

A Câmara Municipal de Baixo Guandu, neste mês de novembro, vendo a necessidade de combater às doenças, junto ao público masculino de nossa cidade, está apoiando a campanha “Novembro Azul”. E, para ajudar na conscientização, por meio de seu presidente, Wilton Minarini, iluminou a sede da Câmara, na cor azul, que representa a campanha, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e da saúde do homem de maneira geral, os incentivando a cuidar da saúde.

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro, para trata deste assunto tão importante.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Em 2017, segundo o Ministério da Saúde, a doença tirou a vida de mais de 15 mil pessoas, o que representa 42 mortes por dia no país. “O Instituto Nacional do Câncer estima 68 mil novos casos devem ser diagnosticados neste ano. Apesar dos altos índices, o tema ainda é tabu entre os homens, principalmente por conta do toque retal”, detalha Dr. Wilson Busato, em entrevista à Rádio Nacional